A Microsoft criou um novo formato de imagem, o HD Photo, e afirma que este formato consegue melhor qualidade e maior compressão que o JPEG.

O formato será enviado brevemente à ISO (International Standards Organization) para apreciação.

Ambos os formatos usam compressão para tornar as imagens mais pequenas, mas com a compressão vem a diminuição de qualidade.

A Microsoft afirma que o algoritmo do seu formato causa menos degradação durante a compressão, o que se traduz em maior qualidade, mas também em menos espaço ocupado pela imagem, já que tem uma compressão maior.

Este formato também suporta as compressões lossless e lossy. Ainda é cedo para dizer se este novo formato vai suplantar o JPEG, mas, para já, a Microsoft consegui um importante alidado, a Adobe.

No próximo mês a Adobe deve lançar um plug-in para o Photoshop CS2 e CS3, para suportar o novo formato de imagem da Microsoft.

2 COMENTÁRIOS

  1. Será o formato HD Photo um formato livre? ou quem suportar este formato no seu software e hardware vai ter que pagar por isso. É que segundo o que sei o JPEG é um formato que não requer o pagamento de licenças, logo continuará a ser o mais acessível.

  2. Não creio que signifique que seja o fim do formato JPEG. Existe o formato PNG que consegue obter uma compressão sem perda de qualidade, por vezes obtendo ficheiros mais pequenos em relação ao formato JPEG.

    E, claro, tb estamos a falar de um formato que já existe desde 1986 e que é utilizado brutalmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.