Trojan tira proveito do Dia dos Namorados

Se, até ao Dia dos Namorados receberem um email em inglês de alguém a dizer que vos ama muito ou algo dentro desse género, não fiquem todos contentes por ter um admirador(a) secreto(a). Fiquem antes com um pé atrás, porque quase de certeza que esse email foi enviado pelo Storm, um trojan que vai tornar o vosso computador num zombie de uma botnet.

Este aviso foi dado pelas empresas de segurança Symantec, F-Secure, Sunbelt Software e Sans Institute, que afirmam que o Storm irá voltar à carga no Dia dos Namorados e enviará emails com assuntos como "sent with love" e "falling in love with you". Nesses emails estará uma link que redirecciona o utilizador para uma página com uma aplicação maliciosa que, quando executada, infecta o sistema.

Não se esqueçam que, online, todo o cuidado é pouco. Não descarreguem ficheiros de fontes pouco ou nada fidedignas; não confiem em todos os emails que recebem, principalmente naqueles com anexos, mesmo que sejam de endereços conhecidos; não instalem as aplicações que vos dizem que o vosso computador só estará protegido se instalarem essas mesmas aplicações; não cliquem nos banners que estão sempre a piscar ou dizem que ganharam qualquer coisa; e não reenviem toda a tralha que recebem na caixa de correio (powerpoints e afins) para os vossos contactos, pois estão a ajudar a espalhar malware, mesmo que a intenção seja boa.

Fonte: VNUNet

Author: Bruno Miguel

Blogger, apreciador de cerveja e defensor do software livre, corre um sistema GNU/Linux de acordo com Stallman e sem quaisquer bugs - apenas com funcionalidades não desejadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.