Como instalar temas do Gnome para todos os utilizadores do sistema

Normalmente, quando querem instalar um tema no Gnome, vão a "Sistema > Preferências > Aparência" e, ou clicam no botão "Instalar" e seleccionam o arquivo tar.gz, ou arrastam esse arquivo para a janela "Preferência de Aparência".
Este é, sem dúvida, o método mais rápido para instalar um tema que se descarregou de um qualquer site. Só que assim ele só vai ficar disponível na vossa conta.
Se quiserem disponibilizar esse tema para todas as contas do sistema, primeiro têm que descompactar o arquivo e depois copiá-lo para a pasta /usr/share/themes. Como apenas o root ou um utilizador com os mesmos privilégios pode colocar ficheiros nesta pasta, têm que abrir o Nautilus em modo de administrador. Para isso, têm que clicar em alt+F2, escrever o comando gksudo nautilus /usr/share/themes (isto vai abrir o Nautilus com privilégios de root, na pasta /usr/share/themes) e depois mover a pasta criada após a descompressão do arquivo para a pasta aberta no Nautilus.
Isto, à partida, funciona na maioria das distribuições de GNU/Linux. Nos sistemas BSD, não sei se a localização dos temas é a mesma.

Se não souberem onde encontrar temas para o Gnome, visitem o site gnome-look.org. Os temas, wallpapers, ícones, e por aí fora são às centenas.

Author: Bruno Miguel

Blogger, apreciador de cerveja e defensor do software livre, corre um sistema GNU/Linux de acordo com Stallman e sem quaisquer bugs - apenas com funcionalidades não desejadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.