Os países mais interessados no Twitter nos primeiros meses de 2009

Já todos conhecemos o fenómeno que é o Twitter. De acordo com um artigo recente, 2009 será um excelente ano para este serviço visto que está a continuar a ter um grande impacto por esse mundo fora.

De forma a verificar o impacto global do Twitter, o Pingdom utilizou como ferramenta o Google Insights for Search, que permite comparar o volume de buscas em regiões específicas, categorias ou períodos de tempo, e parece ser muito útil para estudar vários aspectos, como padrões e tendências. Dito por outras palavras, é possível saber o grau de interesse por país dos utilizadores sobre este ou aquele serviço.

De acordo com os primeiros meses de 2009 obteve-se o seguinte resultado:

Taxa de interesse no Twitter

Algumas observações:

  • Os cinco primeiros são todos países de língua oficial inglesa. De facto, se olharmos para o Top10, sete são países onde a população fala maioritariamente o inglês.
  • Os países com a maior taxa de interesse no Twitter são o Reino Unido e a República da Irlanda neste momento.
  • Portugal surge num excelente 6º lugar mostrando que somos fortes amantes do Twitter e que a divulgação pela imprensa e pela blogosfera deste serviço conseguiu a atenção dos portugueses.
  • A África do Sul, que desconhecia possuírem uma forte comunidade internauta, completa o Top10.

O que os resultados nos mostram é que o Twitter está a tornar-se um grande fenómeno global com principal tendência nos países com língua oficial inglesa. Este domínio explica-se pelo facto de existir uma grande comunidade inglesa de utilizadores do Twitter o que faciita muito. Isto não acontece em países como a Suécia ou Alemanha cujo maior obstáculo é mesmo a língua, sendo que apenas uma pequena minoria de utilizadores escreve tweets em inglês.

Author: Southafrikanse

Administrador do fórum Webtuga e blogger da Tugatrónica e da TugaSport. Entusiasta da Internet, do Software Livre (Open-Source) e das Novas Tecnologias. Anda à deriva por essa web fora à procura do barco que o levará por sites nunca antes navegados.

One thought on “Os países mais interessados no Twitter nos primeiros meses de 2009”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.