Google adquire DocVerse

Google DocVerse

A Internet é a melhor forma de partilhar conteúdo e colaborar com outras pessoas. No que toca a aplicações de produtividade o Google Docs é sem dúvida uma excelente ferramenta que tem ajudado milhares de pessoas a completar os seus documentos.

Para complementar o serviço, o Google acaba de anunciar a sua ultima aquisição no seu blog oficial, a ferramenta DocVerse.

O DocVerse é uma aplicação que permite aos utilizadores partilharem os seus documentos e convidarem outras pessoas a colaborar nos seus projectos directamente do Microsoft Office Word, Excell e PowerPoint. Para além disso o DocVerse permite a colaboração através de um editor web based.

Esta ferramenta foi desenvolvida por dois veteranos da Microsoft em 2007. Shan Sinha e Alex DeNeui desenvolveram esta aplicação, pois estavam fartos de ter que enviar os documentos através de anexo por e-mail para que o pudessem partilhar um com o outro.

Pode ler o anúncio no blog do DocVerse aqui ou no blog oficial do Google aqui. Veja abaixo o que pode fazer com o DocVerse:

Alojamento Web

Microsoft Office 2010 – Screenshots do Outlook

Office 2010 Logo

Algumas imagens do novo Outlook 2010 foram distribuídas na Internet por um dos membros da Education team da Microsoft.

Pelas poucas informações que existem, o Microsoft Office 2010 vai ter uma user interface bastante semelhante à do Office 2007.

Outlock 2010

Tenho que concordar que a mudança drástica da interface da versão Microsoft Office 2003 para a interface do Office 2007 me deixou com uma perna atrás.

Não utilizo frequentemente este tipo de suites de produtividade e quando uso tenho sempre alternativas gratuitas como o Google Docs online ou o OpenOffice, no entanto como a maioria das empresas e escolas utiliza este software, acho bem que não alterem o interface sistematicamente a cada versão, pois só irá dificultar a vida aos estudantes e outros utilizadores.

Outlock 2010

Ao que parece o novo Outlook irá apresentar novas funcionalidades suportadas pelos servidores Exchange e também terá integrado o painel Ribbon, com varias opções de edição e comandos, já conhecido por quem usa o Office 2007.

À primeira vista parece visualmente muito mais limpo, no entanto não chega à simplicidade do Mail.app da Apple. Em breve a Microsoft e a equipa de desenvolvimento irá trazer-nos mais informações e imagens acerca dos produtos que vão estar disponíveis na próxima suite de produtividade, até lá, ainda temos tempo para nos adaptar-nos a soluções opensource. 😛

info via ZDnet Blogs

Alojamento Web

Google Apps Status Dashboard

Google Apps Status Dashboard

Depois da falha que ocorreu no Gmail nos últimos dias, o Google quer agora manter os utilizadores informados acerca de problemas nos seus serviços.

Para tal, decidiram criar uma aplicação chamada Google Apps Status Dashboard, que informa o cliente acerca do estado de cada um dos serviços do Google, ou melhor, de todos os serviços do Google para produtividade, como o Google Mail, Google Calendar, Google Talk, Google Docs List, Google Documents, Google Spreadsheets, Google Presentations, Google Sites, Google Video for business e o Admin control panel, a aplicação que permite aos utilizadores do Google Apps para domínios gerir os seus serviços e contas de e-mail.

A Google Apps Status Dashboard pode ser acedida aqui.

Alojamento Web

Gmail agora com to-do lists

Só quem utiliza diariamente o Gmail é que sabe a potencialidade deste webmail.

O Gmail é um dos únicos clientes de e-mail que nos permite escolher de entre vários aspectos, falar directamente com outras pessoas sem a necessidade de um cliente de instant messaging pelo Gtalk, adicionar vários gadgets a nossa caixa de correio e integrar a nossa conta de e-mail com outros serviços como é o caso do Google Calendar e do Google Docs.

Mas a equipa do Gmail achou que faltava algo no Gmail e achou muito bem, portanto a partir de agora o Gmail tem também uma lista de tarefas (to-do list), onde podemos fazer a gestão dos nossos a fazeres.

Para além disso, é possível associar uma determinada mensagem da nossa caixa de entrada a uma tarefa.

Se quer utilizar as Tasks no Gmail, aceda às configurações da sua conta e active-o no menu “Labs”.

São pequenas coisas como esta que fazem a diferença e a equipa do Gmail está la.

Gmail

Alojamento Web

Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard

O nome do próximo sistema operativo da Apple foi revelado durante a Keynote do Steve Jobs, na WWDC 2008, embora apenas tenha revelado que se chamaria Snow Leopard, nos dias seguintes vieram a público mais informações sobre o Snow Leopard (por exemplo a página no site da Apple dedicada ao Snow Leopard), dando-nos a conhecer um pouco mais como será o próximo sistema operativo da Apple.

A principal informação revelada é o facto de o Snow Leopard ter o seu desenvolvimento focado na performance e segurança, devendo manter o mesmo aspecto que o Leopard.

Neste artigo é feita uma análise exaustiva do Snow Leopard, cliquem ao lado para continuar a ler: Continue reading “Tudo o que Precisa Saber Sobre o Snow Leopard”

Alojamento Web

Ferramentas e dicas de blogging

Ferramentas para Blogar

Hoje em dia qualquer pessoa tem o seu blog, ou pode ter em poucos segundos.

No entanto para blogar, não basta apenas ter um blog, é necessário ter vontade e escolher as ferramentas mais apropriadas para o acto do blogging. É quase como um soldado quando entra em batalha, tem que ter a arma correcta e as munições necessárias para estar totalmente preparado.

Na minha actividade como blogger, são várias as ferramentas que utilizo antes de colocar um post aqui no WebTuga ou em qualquer outro blog em que participe.

Google Reader / Gmail – Subscrição de conteúdo

Para estar sempre a par das notícias, subscrevo cerca de 790 rss feeds de sites em várias línguas, sendo a maioria em Espanhol, Inglês e Português. O Google Reader permite-me uma rápida leitura e selecção do conteúdo que me interessa.

Para além de subscrever rss feeds, participo em várias Mailing Lists e nada melhor que o Gmail para ler e gerir as entradas das mailing lists.

Bloco de notas – Editor de texto

Antes de começar a escrever o meu post no editor WYSIWYG do cms que uso ( Joomla ou WordPress ), começo sempre por escrever um rascunho no editor de texto mais simples que tenha à mão.
Ao escrever um rascunho, preocupo-me sempre por estruturar bem as frases de forma a ficar simples e de percepção fácil.

Revisor/Orangoo – Correctores ortográficos

Após criado o artigo, tento sempre dar uma vista de olhos pelos erros e correcções gramáticas, mas existe sempre um erro que deixo para trás, portanto nada melhor que um corrector ortográfico automático para ter uma menor probabilidade de deixar passar erros ortográficos.

Como corrector ortográfico costumo usar o Orangoo, ou então o Revisor, que basicamente são a mesma coisa, mas quando um está em falta, tenho sempre o outro para substituir.

Photoshop – Edição de imagem

Se há coisa que gosto de ver nos meus artigos, é um texto simples e uma imagem cuidada a acompanhar o texto. Penso que isso faz com que o leitor não perca o interesse pelo post.

É então aí que entra o editor de imagem, normalmente photoshop, para tratar uma imagem que vai acompanhar o texto.

Tenho o cuidado de criar uma imagem com fundo transparente, pois seja qual for o fundo, a probabilidade de ficar mais atractivo é maior.

Google Docs – Blogging cooperativo

Muitas das vezes antes de colocar o post no blog, gosto que algumas pessoas o leiam.

Há sempre algo que pode ser melhorado e portanto uso o Google Docs para poder distribuir aos meus colegas bloggers de forma a fazerem uma pequena revisão a este antes da sua publicação final.

O Google Docs é uma ferramenta on-line muito útil na cooperação em equipa. A possibilidade de partilhar e convidar outras pessoas para colaborarem consigo no documento é simplesmente fantástico.

eyeOS – Sistema Operativo Online

Normalmente, após a revisão de um outro blogger, o artigo é submetido no editor do CMS que uso e publicado no site.

Mas existe ainda outra aplicação que uso no meu dia a dia como blogger. Como devem saber, sou estudante e passo bastante tempo na escola. O tempo que me disponibilizam para aceder à Internet é aproveitado ao máximo para ler as RSS feeds, recolher noticias e começar a escrever textos ou pequenos trechos.
Como nem sempre tenho acesso ao mesmo computador ou nem sempre tenho tempo de publicar o post, comecei a usar uma ferramenta chamada eyeOS.

O eyeOS é um sistema operativo on-line que me permite o acesso a aplicações simples e armazenar pequenos ficheiros.

Muitas das vezes uso o RamISP, um serviço que corre a plataforma eyeOS, para guardar pequenos posts e links importantes que posso voltar a rever mais tarde sem a necessidade de guardar numa pen ou enviar para o e-mail. Basta-me apenas aceder ao meu sistema operativo on-line.

Esta é a minha rotina diária, parece um pouco complicado e trabalhoso, mas o resultado final vale sempre a pena. E quase que me esquecia, durante estes passos todos, nada melhor do que uma música para fazer as ideias vir ao de cima.

Fiquem bem e bons posts.

Alojamento Web

Google Docs – offline mode

Novas features do Google Docs

Pois é, agora é possível usar a folha de cálculo e criar apresentações offline no Google Docs.

E se pensam que as novidades ficavam por aqui, então estão bem enganados, pois isto é só o começo para aquecer.

Agora para além de poder alterar o HTML dos seus documentos, é possível ir ainda mais longe e alterar o CSS do ficheiro, o que lhe permite uma maior personalização do seu documento.

Imagine agora como seria se pudesse pegar num dos milhões de vídeos do YouTube e inserir-lo directamente na sua apresentação sem a necessidade de fazer download do vídeo ou converter para outro formato, pois bem, agora é possível com o Google Docs.

E se por algum motivo necessitar de ser lembrado para uma intervenção durante a sua conferência? Deixe apenas o Google Docs tratar disso…

Ora bem, são apenas 4 as novidades, mas a sua importância merece o maior aplauso à equipa por detrás do projecto. Mais uma vez vamos relembrar as 4 novidades:

1. Modo off-line para apresentações e folha de cálculo;
2. Possibilidade de editar o CSS ( antes apenas era possível alterar o HTML );
3. Adicionar vídeos do YouTube nas apresentações;
4. Adicionar notas de conferência nas apresentações.

Cada vez mais recorro a aplicações web para as actividades do meu dia a dia como blogger e cybernauta e felizmente o Google Docs tem sido uma grande ajuda no que toca a "blogar".

Do que está à espera? Clique aqui e teste já as novas funcionalidades do Google Docs.

Alojamento Web

Microsoft Albany entra em beta

O Albany, o rival do Google Docs que a Microsoft está a desenvolver, entrou em beta privada. O anúncio foi feito pela empresa no seu site oficial.

O Albany é um serviço de subscrição que oferece aos utilizadores o Microsoft Office Home ou Student, o OneCare, o Microsoft Office Live Workspace e serviços Windows Live num único instalador.

Este seria um normal pacote de aplicações, não fosse a presença do Microsoft Office Live Workspace, que permite aos utilizadores guardar os seus documentos nos servidores da Microsoft.

Ao contrário do que a Microsoft diz em comunicado oficial, esta oferta aparece devido à entrada do Google Docs no sector empresarial e crescente popularidade no doméstico, e não devido ao desejo dos utilizadores.

O lançamento da versão final do Albany deverá ocorrer até ao final deste ano.

via Slashdot e eFluxMedia

Alojamento Web

Google Docs disponível offline

bender"Good news everyone". É com esta típica fala do professor Farnsworth, uma das personagens da excelente série animada Futurama, que tenho o prazer de anunciar que o Google Docs já permite a edição offline de documentos.

Para editarem os vossos documentos do Google Docs sem estarem ligados à net, apenas precisam de instalar a extensão do Google Gears, disponível para Firefox e Internet Explorer. Esta extensão sincronizará as alterações feitas aos documentos da próxima vez que se ligarem à net, mas infelizmente não permite a criação offline de ficheiros.

Para ficarem a saber como funciona a edição offline de documentos do Google Docs, vejam este vídeo disponibilizado pela equipa do Google Docs.

Alojamento Web

Microsoft está a desenvolver um rival do Google Docs

Albany é o nome de código do mais recente projecto da Microsoft, que visa fazer frente aos cada vez mais populares Google Docs e Google Apps.

Este projecto é um pacote de aplicações e serviços web com um preço mais acessível, direccionado para PMEs e grupos: Microsoft Office, Office Live Workspaces, Windows Live OneCare e os serviços web Windows Live.

Por enquanto, o Albany está apenas acessível a um pequeno grupo de utilizadores que o estão a testar. A sua chegadas às lojas deverá acontecer nos próximos tempos.

via Infoworld.com