De Volta ao Trabalho

estamos de volta

Estou de volta, como repararam o blog esteve desactualizado durante algumas semanas, isso deveu-se ao facto de eu ter tirado umas mini ferias de uma semana e logo depois ter começado as aulas na universidade e o tempo ser muito pouco e não ter internet.

Embora só tenha net em casa para a semana vou tentar manter o blog actualizado diariamente.

Já agora, contem com uma cobertura em directo do evento de apresentação dos novos MacBooks dia 14 de Outubro.

Alojamento Web

YouTube – Theather View, modo cinema

O YouTube acaba de apresentar um novo modo de visualização que permite ver os vídeos de uma forma bastante familiar para quem costuma ir ao cinema.

Uma das opções é escurecer toda a parte que rodeia o vídeo, de forma a focar apenas a luz no reprodutor de vídeos. Para além dessa opção, é possível activar o “Theather view” e ver o filme num tamanho maior e com uma espécie de cortinas virtuais dos lados.

Este modo está activo em alguns vídeos, como é o exemplo do vídeo de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005.

Alojamento Web

Stream 19 – uma rede social portuguesa de desportos radicais

Sérgio Veiga, um jovem empreendedor português de 24 anos, criou uma rede social para amantes dos desportos radicais chamada Stream 19. O objectivo é reunir todos os praticantes e amantes deste tipo de desporto de todo o mundo.

A rede social já está a funcionar, por enquanto em fase beta. A apresentação oficial do Stream 19 será feita no Take Off, um evento que decorrerá hoje no Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra (DEIUC).

No Stream 19 é possível partilhar fotos e vídeos, divulgar eventos, promover marcas e todas aquelas funcionalidades que se esperam numa rede social. E ainda tem um interface bastante agradável, cuja navegação é feita através de separadores no próprio site.

O Stream 19 está disponível em português e inglês, mas mais idiomas deverão ser adicionados a curto/médio prazo. O interface é agradável e suporta separadores. Sejam ou não amantes e/ou praticantes de desportos radicais, dêem uma visita ao Stream 19.

Stream 19, via Diário Digital

Alojamento Web

Mininova está a testar streaming de vídeo através de bittorent

O popular tracker Mininova.org começou a testar um serviço de streaming de vídeos através do muito odiado e amado bittorrent.

Este serviço, desenvolvido em colaboração com a Universidade Técnica de Delft e a Universidade Vrije de Amesterdão, será apenas integrado com a plataforma do Mininova e estará disponível a todos os que quiserem partilhar livremente os seus conteúdos.

Para acederem a este serviço, os utilizadores terão que utilizar a aplicação opensource Swarm Player, desenvolvida pelo projecto Tribler, já que a tecnologia empregue na plataforma difere um pouco do tradicional bittorrent.

A distribuição dos conteúdos através do bittorrent permitirá aos interessados poupar nos custos da distribuição e da manutenção da plataforma, já que os conteúdos são distribuidos e partilhados entre os utilizadores.

via Remixtures.com

Alojamento Web

Os supercomputadores têm um novo número um

Um novo supercomputador ocupa o primeiro lugar na lista dos supercomputadores. Chama-se Ranger, tem uma capacidade de processamento que ronda os 504 TeraFlops, 94 racks Blade, mais de 14 KMs de cablagem e ocupa uma área de 600 metros quadrados.

O Ranger está instalado no Texas Advanced Computer Center (TACC), na Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos da América.

Sabem que sistema operativo é que ele está a correr? Sabem, sabem? Windows Vista!
Estou no gozo. O Ranger corre GNU/Linux, como boa parte dos mais potentes supercomputadores actuais.

via Vivaotux.blogspot.com

Alojamento Web

Universidade holandesa utiliza o bittorrent para manter 6500 computadores actualizados

pirataA universidade holandesa INHOLLAND mostrou que o bittorrent é apenas um protocolo de partilha de ficheiros como qualquer outro e não uma rede de pirataria – onde tipos com barbas pintadas e pernas de pau partilham ilegalmente conteúdos entre si -, ao utilizá-lo com sucesso para transferir actualizações de software entre 6500 computadores, situados em 16 locais diferentes deste país.

A utilização do bittorrent sucede ao anterior método de disponibilização de actualizações, que envolva mais de 20 servidores a enviar 25.6 terabytes de dados para os 6500 computadores. Este método, para além de acarretar grandes custos, podia demorar mais de quatro dias.

Agora, apenas dois servidores enviam as actualizações através de bittorrent. Quando um dos 6500 computadores recebe os ficheiros, também os fica a partilhar com os restantes, ajudando a distribuir com maior eficácia e rapidez os dados.

via Torrentfreak.com

Off-topic:
Estou para ver se os media de tecnologia portugueses, que adoram atirar chavões como «combater a pirataria», vão fazer destaque a esta notícia. É que estou para ver, mesmo!

imagem da autoria de Mat Honan

Alojamento Web

Universidade do Minho organiza encontro sobre a Web 2.0

A Universidade do Minho vai organizar um encontro, no dia 10 de Outubro, sobre a Web2.0. Nele, poderão ver e ouvir as conferências de George Siemens, Graham Attwell, Manuel Pinto, António Moreira e Leonel Morgado, e assistir a workshops sobre este tema.

Ainda faltam alguns meses, mas marquem já na vossa agenda.

Site oficial do encontro

Alojamento Web

Algumas efemérides tecnológicas

kittAs broas de Natal já estão feitas, alguns dedos queimados e um merecido banho tomado (já cheiro a novo). Agora, há que fazer uma pequena actualização das novidades do dia de ontem e hoje.

O KITT, o Pontiac Trans Am que fala e manda uns saltos com o "Turbo Boost", está à venda no eBay. O autor da venda é o advogado do falecido Andrew Kissel, que, em 2005, comprou o carro por 48 mil euros.

A rainha Isabel II já tem um canal no Youtube. O canal, chamado de "The Royal Channel", será um dos meios usados para transmitir a tradicional mensagem de Natal da família real britânica. O outro meio de comunicação será a televisão.

A Harvard Medical School que colaborar com Portugal. Esta vontade foi expressa ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na forma de um relatório, onde a universidade americana destaca o potencial das instituições de ensino e investigação do nosso país.

Estas são três das muitas novidades desta semana. Se tiver mais tempo, farei uma nova actualização. Se não, Feliz Páscoa… aliás, Natal.

Alojamento Web

Twike – o carro eléctrico a pedais

Se a protecção do meio ambiente faz parte das vossas prioridades, então esta fusão de papa-reformas e carro dos Flinstones é o veículo ideal para vós.

O Twike é o primeiro automóvel híbrido a trabalhar a electricidade… gerada pelas pedaladas do seu condutor. Dizem os seus criadores que pode atingir uns impressionantes 72Km/h – isto se o condutor tiver um pedalar vigoroso, apanhar uma descida ou tiver um pendura que o ajude a pedalar.

Eu gostaria de saber se a universidade espanhola que criou o gadget que gera electricidade a pedais se inspirou neste carro, ou se o carro se inspirou no gadget… Porque os dois, por muito louváveis que sejam, são parvos.

Alojamento Web

Electricidade a pedais ganha concurso

electricidade a pedais

Uma equipa de estudantes do Politécnico da Universidade de Madrid ganhou o concurso "University Competition On Renewable Energy", criado pela Intel, graças ao seu dispositivo de geração de electricidade para portáteis a pedais.

O método de funcionamento deste dispositivo é simples: para ter corrente eléctrica no seu portátil, o utilizador tem que pedalar, literalmente. Felizmente para ele, as pedaladas não são longas e o dispositivo aguenta-se uns minutos sem elas.

É louvável e tal quererem criar produtos mais ecológicos, principalmente agora que a protecção da natureza está na moda, mas isto ultrapassa os limites do bom senso…

{Fonte: Xataka.com}