"Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado?"

Esta é a pergunta que vai ser feita, dia 11 de Fevereiro, no referendo. Esta proposta foi aprovada no Parlamento, em Outubro, pelo PS, PSD e Bloco de Esquerda; o PCP absteve-se e o PCP e os "Os Verdes" votaram contra.

E, no dia 29 de Novembro de 2006, o Presidente da República, Cavaco Silva, aprovou a realização do referendo.

Mas, antes de pedir a vossa opinião sobre a pergunta do referendo, e porque tem havido alguma desinformação em relação a este assunto, quero salientar que este referendo visa apenas a penalização, ou não, das mulheres que abortarem.

Se o não ganhar, as mulheres que realizarem o aborto serão punidas por lei; mas se o sim ganhar, deixam de haverpenalizações e passam a poder ser criadas clínicas legalizadas e preparadas para realizar abortos.

Não é uma questão de estar a favor ou contra o aborto, isso não está em causa neste referendo; o que está em causa é a realização de abortos em "vãos de escada", com as devidas sanções, ou em clínicas preparadas e legais, sem riscos de prisão e/ou multa.

Explicações à parte, vocês com certeza que já têm uma opinião formada. E é isso que gostaríamos de saber.

Concordam com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, se realizada, por opção da mulher, nas primeiras 10 semanas, em estabelecimento de saúde legalmente autorizado? Digam de vossa justiça, mas sem insultos e parvoíces.

35 COMENTÁRIOS

  1. Eu concordo com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, porque acho que é preferível existirem sítios com condições onde se podem realizar abortos, que fazê-lo em condições quase desumanas. A ideia do aborto não me atrai, mas não sou completamente contra; tenho várias situações em que sou a favor do aborto.
    Se o não ganhar, as coisas vão continuar na mesma porcaria que tem estado; vão continuar a morrer muitas mulheres por causa de abortos mal feitos, e muita gente vai continuar a encher os bolsos para os realizar.

    Vale mais controlar que proibir, porque, e já tivemos oportunidade para ver isso durante 8 anos, proibir não melhorou nada.

  2. eu apenas gostaria de reforçar a ideia de que não é uma questão de estar contra ou a favor do aborto, mas sim uma questão de justiça, em nenhum estado de direito se pode impor princípios morais em que não existe consenso.
    A lei tal como ela está e uma restrição a liberdade e aos direitos das mulheres. O sim por outro lado não impõe nenhuma mudança de comportamento a quem é contra, e assim quem for contra o aborto pode continuar a fazer campanhas contra o aborto, a diferença será a possibilidade de escolha.

  3. A meu ver vota-s sim!

    Assim cada pessoa toma a sua decisao e o faz, ou nao! Ta dentro de cada um, mas ao menos aqueles que o quizerem fazer podem o fazer sem serem enganados, correrem perigo de vida, fujir ah justiça, e ate mesmo pagaram multas ou estarem msm pressas! Mas de umas coisa é vdd:

    as pessoas k andam para ai “coiso e tal” sem protecçoes e dps, ups foi um acident, bora abortar?

    Essas deviam era de os ter! e tomarem juizo na cabeça! abordar n é pra quem quer! é pra quem precisa! como por exemplo casos de violaçao, defeciencias, nao ter posibelidades de ter economicamente um filho, ter ja muitos filhos, por em risco a vida da mae ou ate mesmo a criança, e em casos de adolescentes menores de 16ans que o fazem imaturamente!

  4. Antes do mais quero deixar aqui a minha opinião sobre a abordagem do blog ao assunto, que demonstra claramente ser a favor do sim ao manipular o utilizador a aceitar a realização do mesmo. Além do mais acho patético tentar ataques pessoais contra os argumentos dados pelos a favor do “não”, mostra-se como uma atitude infantil e até mesmo demonstração de pouca maturidade por parte do autor deste texto.
    O que está em questão não é a realização de abortos em vãos de escadas, o que está em questão é mesmo a despenalização do aborto até às 10 semanas. O que está em questão é se o pais acha socialmente correcto a realização do mesmo, e note-se que eu não disse moralmente, pois moralmente não pode ser correcto abortar, não o é, e nunca será numa sociedade com a base moral da nossa.
    Para terminar só gostava de dizer que não tenho opinião subjectiva acerca do assunto, não me desfaço de pena por a coitadinha da mãe que tem de fazer um aborto num vão de escadas, ou penso que os “de esquerda”(como dizem os mais velhos) são o diabo em pessoa, apenas acho que devemos chegar a um consenso do que é socialmente correcto, descobrir o que é melhor para a sociedade tendo em conta os elementos a constituem, a sua maturidade e a sua capacidade de discernimento do melhor e do pior, sim porque não existe tal coisa como bem e mal, o mundo não é preto e branco, é cinzento.

    Cumprimentos…

  5. Eu concordava com o sim como resposta a este referendo, se apenas se tratasse da despenalização da mulher . Mas como é sabido, a lei actual ja engloba situações que realmente requerem o aborto, ou que pode levar a mulher a abortar com justa causa, como é o exemplo de violação . Por um lado eu votaria sim, devido a razao que ja explicitei, mas por outro votaria não já que eu sou contra o aborto e a liberalização deste só vai levar a que seja mais um “método contraceptivo” . É a minha opinião ..

    Abraço []

  6. Penso que o problema não está em aceitar o aborto. O problema é que cada vez ha mais people que não pensa no tmrow e faz asneira. Depois o k é mais fácil? Pilula do dia seguinte? Ná. Comprimidos abortivos? Never heard of. Então deixa correr e depois logo se vê. Barriga a crescer, faltas de três meses? É pá, se calhar estou grávida. Tenho de abortar! Isto não pode ser. contudo, cada um sabe de si e votarei sim.

  7. @Ignore
    Desculpa, manipular?! Atitude infantil?! Imaturidade?! Manipulação é “desinformar” as pessoas para este assunto e vir com as tretas religiosas para, e aí sim, tentar impingir uma opinião nas pessoas. Atitude infantil e imatura é tentar dissimular propósitos menos claros em “defesas do direito à vida”. A minha explicação infantil, manipuladora e imatura apenas serviu para abrir um bocado os olhos a quem ler o texto. Porque o que está em causa é a despenalização, ou não, da interrupção voluntária da gravidez. E acho engraçado como tentas “distorcer” o que escrevi.

    “o mundo não é preto e branco, é cinzento”. É verdade. E ainda bem que sabes isso.

    “o pais acha socialmente correcto”. O que é social e moralmente correcto é aquilo que convém a uma minoria que enche os bolsos e desagrada menos a uma maioria que fica a olhar…

    Não sou de esquerda, direita, centro, extremista, anarquista, nem tão pouco tenho grandes convicções políticas; apenas defendo aquilo que acho correcto. E de certeza que não fui imparcial. Não há ninguém que não o seja.

    Eu não sou a favor do aborto, mas acho ridícula a penalização para quem o faz, por motivos que não sejam fúteis (este pode não ser o melhor adjectivo, mas é o único que me vem à cabeça). E censuro quem enche os bolsos às custas das mulheres que abortam, e às vezes chegam a morrer por abortos mal feitos.

    ps: Uma coisa que me faz confusão é que estão a transformar esta questão numa “arma” feminista. Os bebés não aparecem por artes mágicas, são precisos um homem e uma mulher para o fazer. Se, num casal, a mulher engravida e decide abortar, o homem não tem direito a ser ouvido?!

  8. Abortos são realizados desde o início da humanidade. Não falem disto como se fosse um caso da actualidade. É necessário não penalizar e acreditar que quem faz um aborto é porque já equacionou todos os prós e contras

  9. Existe um ponto muito importante a reter, que muitos parecem esquecer:
    -O aborto não começa com a vitória do SIM!

    PS: São 17.000 por ano todos clandestinos. Acabar com esta vergonha não é uma opção mas sim um dever de qualquer país minimamente civilizado.

  10. Sou totalmente pelo não. Se a lei atual não comtemplace os casos de má formação, violação, menor de 14 ano e má formação eu votaria sim. Não podemos legalizar o aborto para responde à irresponsabilidade das pessoas. Hoje em dia os métodos contraceptivos são bem conhecidos e só engravida (tirando o caso de violação) quem quer. Não custa nada andar com um preservativo na carteira.

  11. Eu gostava de sinceramente saber quando eu vim justificar a minha opinião em bases religiosas (dado que eu nem acredito em bastante das opiniões das religiões sobre todos os assuntos). Eu apenas disse o que acho, tu simplesmente fizeste um artigo em que recorres aos sentimentos (dando a imagem da coitadinha da mulher que faz um aborto debaixo das escadas lá do prédio) o que faz logicamente o leitor se envolver pela noticia, ora na minha terra isso chama-se argumentação, uso da palavra com vista a convencer alguém de uma determinada opinião… não achas que devias ter sido imparcial e apenas ter dado um estado de situação ? Mas pronto, não vou bater em porta de ceguinho e esperar que ele me veja…

  12. Há muitos pros e contras para qualquer um dos sentidos . Como já referi, era tudo muito fácil se apenas se tratasse da despenalização da mulher . Mas o que é facto, é que a nova lei a ser proposta, não fala nada em acompanhamentos “antes de” e “depois de” ! Quanto a isso de acabar com abortos clandestinos, votar sim é apenas uma facilidade até para o governo .. Pensamos assim :”queremos acabar com os abortos clandestinos ? vamos legalizar e liberalizar o aborto .. ENTAO : queremos acabar com a empregabilidade juvenil ? desce-se a idade para os 10 anos . Visto assim parece diferente nao ? pois. para mim este referendo esconde muito por de tras [ ]

  13. Concordo com o “Ignore” este artigo só vem manchar a opinião que as pessoas já têm sobre o webtuga. É lamentável este artigo continuar com a mentira que tem pssado nos media e mostrar a ignorancia de quem o escreveu. O que está em causa é a legalização do aborto e não a despenalização. Se fosse despenalização era “Concorda com a despenalização do aborto?” e não “em locais apropriados até as 10 semanas”. É escusado ofender a inteligencia dos leitores com mentiras desse genero, para isso já basta os políticos. Uma notícia com qualidade não deve demonstrar a opinião de quem o escreve muito menos usando mentiras. Enfim artigos assim são cómicos.. mas totalmente desnecessários.

    ” visa apenas a penalização, ou não, das mulheres que abortarem” Se não consegues perceber que além de isso ser uma mentira… só prova que tu proprio foste apanhado pelas mentiras dos medias e és um fantoche um daqueles Zé Ninguém que fala e fala mas só diz …….

    – Não, não há mulheres presas por abortarem, as unicas pessoas que são presas ou são levadas a sério pela justiça são médicos ou auxiliares.

    – O que está em causa são duas leis da nossa consituição para quem não sabe que são o Direito à Vida e o direito à mulher controlar e fazer o que quer com o corpo dela

    – O que estão a perguntar no referendo é “A favor de proteger a LIBERDADE da mulher vamos tirar o direito à vida do futuro bébé?”

    – Vamor matar uma vida porque não apetece a mulher e não lhe dá jeito?

    – Está em causa um bebe pagar pelo erro da mãe.

    – Está em causa os contribuintes de Portugal pagarem o aborto das outras mulheres mesmo estando contra, ou seja os contribuintes vão pagar poque as mulheres não se protegeram (vão pagar pelo erro de outros).

    PS: Retirem o acesso a quem escreveu esta notícia. Já há politícos, jornalistas e pessoas assim a mais no nosso planeta…. é escusado um ser como este poder escrever notícias.

  14. @Hugo Barreiros
    Podia entrar no mesmo caminho que o teu, o caminho do insulto. Mas não vale a pena. És mais uma daquelas pessoas que tem medo de mudança e medo do que é diferente.

    Só porque alguém não partilha das mesmas convicções políticas, começas logo a tentar denegrir essa pessoa.

    Shame on you…

  15. Podemos não partilhar das mesmas convicções tens razão… mas é vergonha em ti, que para chegares a algo como já foi dito e visto pelos utilizadores tiveste que manipular a verdade, inventar coisas… e tentar indrominar as pessoas.

    Pode haver progresso agora mentira e coisas tristes como as que disseste enfim… “a unica coisa que está em jogo é despenalizar a mulher” diz tudo sobre ti, reflecta a tua inteligencia… a tua honestidade e a tua capacidade de separar as coisas e mais… e além disso a tua resposta dá para ver que só dizes mesmo …….. Em vez de assumires o teu erro e pedires desculpa aos utilizadores por teres sido falso… não continuas arrogante e convencido..

    Escrever sobre coisas polémicas é uma coisa, mentire e deturpar uma realidade é outra. É nestes momentos que se ve quem se sabe portar ou não. Tu deturpaste a realidade meteste a tua opinião na notícia e gozaste com a inteligencia dos utilizadores. É uma vergonha este site ter uma pessoa como tu na equipa. Nem a verdade consegues escrever… coitadito.. Ninguem te insultou, tu és mesmo ignorante e não tens nível.. dá para ver isso pelas mentiras e pela deturpação que fazes. O pessoal não é parvo.. e como se pode ver não fui só eu a dizer isto. Toma a atitude certa… sai da equipa do webtuga que não dás uma para a caixa. Se tivesses nível para tar na equipa num momento “sensivel” e “delicado” com este não tinhas pegado neste assunto como pegaste independentemente das convicções de cada um. És uma vergonha para o Webtuga.

  16. @Hugo Barreiros
    Fazes bom uso do direito ao contraditório… Porque raio havia de pedir desculpas por defender aquilo em que acredito?!

    Como Ralph Waldo Emerson, e só para não te responder à letra, “To be great is to be misunderstood.”

  17. é o que eu digo és mesmo bastante ignorante… ainda não percebeste a barda que mandaste… mas pronto é escusado pelos vistos.. és mesmo limitado e o pessoal ja percebeu isso. Que és o “Bruno” das notícias que manda bardas

  18. definição de objectivo(pode dar jeito ao grande incompreendido):
    adj.,
    relativo a objecto;
    que tem realidade fora do nosso espírito;
    que trata apenas do objecto, da questão em si, sem misturar ideias ou sentimentos pessoais;

    Posto isto, é preciso explicar-te que a maneira da pessoa que informa (e que pode ter influência na população) não pode ser subjectivo, mas sim completamente objectivo ? Sabes quantos jornalistas já foram despedidos por causa de por as suas ideias nos artigos ? Coitadinhos dos “mal-compreendidos”…
    Eu não quero e não vou entrar em ataques pessoais, até porque não sou a favor nem contra nada… Mas acho que o erro da subjectividade que puseste no artigo devias admitir… fica feio seres demasiado orgulhoso para admitir que erraste…

  19. Além disso..outra mentira…. é de reparar que as mulheres vão continuar a ser penalizadas… basta abortarem com 10 semanas e 1 dia ou mais que continuam a ser penalizadas.

    E de reparar… noutra mentira da tua parte… “com as devidas sanções, ou em clínicas preparadas e legais, sem riscos de prisão e/ou multa.” és médico para dizer isso? A minha mãe é.. e pode dizer que essa barda ainda é maior que a outra. O aborto é sempre algo que afecta o corpo das mulheres, não é natural! e não deve ser encarado como algo que possa ser feito sempre que apetecer ou sempre que for necessário… Pode causar depressões.. problemas de saúde.. infertelidade… etc…

    “Mas, antes de pedir a vossa opinião sobre a pergunta do referendo, e porque tem havido alguma desinformação em relação a este assunto,” Tu é que tentas enganar e desinformar o ppl.. mas pelos posts dá para ver que nao conseguiste… e que não ficaste bem visto…

    ” o que está em causa é a realização de abortos em “vãos de escada???” mais uma vez dá para ver a tua falta de sensibilidade para o assunto e a tua opinião sobre o assunto.. o que está em causa é legalizar o aborto e acabar indirectamente com o aborto clandestino que havia e há até as 10 semanas.

    PS: “Digam de vossa justiça, mas sem insultos e parvoíces.” Quem és tu para falar em parvoices? Quando a propria notícia está cheia de bardas que nem tu admites… ou como disse… secalhar não tens inteligencia para perceber… nem és humilde o suficiente para admitir

  20. Esse tema sera’ o mais polemico de sempre.
    Vejo as noticias de crianças mal tratados por pais biologicos, em algumas partes mortas com as proprias maos e que provavelmente de gravidez indesejadas, e por assim a dizer deu-me a ideia com o voto do sim.
    Mas isso e’ uma exepção..
    Uma criança com 10 semanas e’ como 10 anos mas o que querem facilitar com a legalizaçao do aborto e’ o crime de milhares de crianças, so’ porque as maes faltam apetite de os ter e criar.
    Sou de acordo dessa lei actual, em se preve o aborto em algumas situaçoes tais como: de ma’ formaçao de feto, de perigo de vida da mae ou da criança ou entao em caso da violaçao.
    Mas voces falam de facilitar a vida a quem aborta para que as consequencias no futuro sejam diminuitivas. Discordo completamente se isso acontecer temos que preparar para essa mudança.
    Mas uma pergunta e’ essa: Sera’ que um bebe nao tem direito uma vida devido sem culpa entrar nessa situaçao ?
    Esse bebe podia ser o teu primo, irmao, sobrinho ou mesmo um filho.

  21. tal como eu é defensor do nao, e nao por medo de mudar, mas sim porque vemos que a pergunta feita no referendo esconde muitas manhas por tras !

  22. Agora digam que foi por minha causa que o sim ganhou… Ou por causa do padre possuído pelo demónio..
    😐

  23. Mais uma vez perdeste uma boa oportunidade de tar calado.. Lamento informarte mas isto nao é um jogo de futebol…não é o sporting não ganhou ao benfica por causa do arbito como tu pensas… o que estava em causa era uma questão etica e social…Não se trata de comprar um produto de uma loja e porque não gostámos devolver como alguns pensam… mas tu não consegues chegar lá… e como é obvio o que também estava em causa era a tua competencia e a tua inteligencia. E mais uma vez voltaste a provar que não tens capacidade mental para posição em que estás. Trata-se da questão dá deus nozes a quem não que neste caso é dão permissão para escrever a quem nem pensar bem consegue.

    Lamento também dizer o Sim não ganhou… para o referendo servir de algo tinha que ser vinculativo e não foi… quem está agora no poder e quem no futuro estiver pode voltar a mexer na lei. mas tu não chegas lá.. mais uma vez não se faz o click nessa massa que tu tens na cabeça.

    Na minha opinião fiquei com pouca ou nenhuma vontade de voltar a este blog, o webtuga devia reflectir uma realidade e não mentiras e falta de bom senso de UM membro. Nada foi feito depois das queixas neste comentário. A pessoa responsável pelas mentiras e pela farsa continua arrogante e feliz na sua falta de inteligencia e de visão da realidade (Coitado ainda pensa que isto é um desporto.. um jogo qualquer) Confiar num blog em que uma pessoa pode escrever mentiras e nada lhe fazem? Em que não há explicações aos visitantes? Esta notícia abre apenas precedentes para que se possa escrever o que se quiser quer seja verdade ou mentira. É uma total falta de imaturidade e de respeito pelos utilizadores, em lado nenhum se deve tolerar mentiras. Acho que o webtuga caso mantenha o Bruno na equipa faz muito bem, assim a credibilidade das pessoas vai continuar a baixar… até ao ponto que as pessoas não vão visitar o site… indirectamente ao não visitarem o site vão deixar de ler as mentiras.

    Bruno é:

    “com as devidas sanções, ou em clínicas preparadas e legais, sem riscos de prisão e/ou multa.??? Médico… embora vários especialistas médicos digam que há riscos e vai sempre haver… o Bruno diz que não há! (e já vai uma)

    “quero salientar que este referendo visa apenas a penalização, ou não, das mulheres que abortarem” Advogado, jurista e muito inteligente… Embora vários juristas e advogados tenham dito que a questão é isso mas MAIS não… Bruno surpreende tudo e todos e diz que é só isso (segunda mentira)

    “quero salientar que este referendo visa apenas a penalização, ou não, das mulheres que abortarem” Novamente a mesma frase é um 2 em um, embora como foi dito por advogados e juristas.. as mulheres que abortarem com 10 semanas e 1 dia ou mais podem ser presas… a penalização CONTINUA as mulheres vão continuar a poder ser presas (mentira 3)

    ??? o que está em causa é a realização de abortos em “vãos de escada?????? ilusionista… a realidade não é essa mas ele lá consegue deturpala!

    “Digam de vossa justiça, mas sem insultos e parvoíces.??? Exemplar, diz para as pessoas não dizerem …. e só diz …. um exemplo mesmo para os membros!

    “e porque tem havido alguma desinformação” a única verdade! Sim tem havido desinformação e tu continuaste com a desinformação e as mentiras a tua notícia e as tuas mentiras nada acrescentaram ao debate apenas mostraram que eras ignorante e que te deixavas ir na conversa dos outros.

    “Agora digam que foi por minha causa que o sim ganhou… Ou por causa do padre possuído pelo demónio..” imaturo…

    “Fazes bom uso do direito ao contraditório… Porque raio havia de pedir desculpas por defender aquilo em que acredito?!” Uma vitima do destino… coitadinho… Toda a gente viu que ele mentiu mas coitadinho nao fez nada…

  24. Anda dizer o que quiseres!!!
    O que eu sei é que a razão “ganhou”, na minha opinião, e o que interessa é que pode ser desta que o país ande para a frente (de certa forma)!

  25. hugo barreiros mau perder é feio… se calhar tambem estavas na comitiva do NÃO quando vaiaram o socrates, isto é um blog informal, se queres opiniões imparciais vais a blog’s de cariz informativo profissional e imparcial não vens ao webtuga, esse filme todo que fizeste foi mais uma desculpa para pegares com alguem que não tem a tua opinião quanto ao assunto referido… se fosse alguem a elogiar os pontos positivos do ias chatiar essa pessoa por causa da parcialidade? não me cheira.
    Age como uma pessoa crescidinha e deixa de ligar a estes assuntos, vais ver que vives mais e melhor.

    “??? o que está em causa é a realização de abortos em “vãos de escada?????? ilusionista… a realidade não é essa mas ele lá consegue deturpala!”

    olha que é, se quiseres dou-te ai umas 4 direções de clinicas que fazem abortos sem obedecer a regras sanitárias, no porto, se no porto tem 4 (que eu conheça) imagino no resto do pais…

  26. Não é um jogo de futebol ? A mim parece-me que foi, na cabeça de muita gente a sua equipa ganhou um jogo tipo o do final de taça…
    Pelo que se via na tv parecia a festa de como quando Moçambique ficou independente… Muito maturo não haja dúvidas… Parabéns pela “vitória”…

  27. …Não, não vai ser um novo 25 de abril.
    Foi sim o reconhecimento de que existe um problema, e que agora muitas outras ferramentas estarão disponiveis para auxiliar na sua resolução.
    Surpreendentemente e infelismente quase todas as tomadas de posição nas campanhas pró e contra foram demasiado extremistas e fundamentalistas para o meu gosto, demasiado simplistas, no bom costume Português.
    Os apoiantes do sim conseguiram o resultado pelo qual lutaram, mas muito trabalho os espera agora..
    …os do não têm agora a possibilidade de mostrar com o seu trabalho de campo que são realmente a favor da vida.

    Parabetizo todos aqueles que de forma voluntária e com todo o mérito conseguiram salvar crianças de um aborto quase certo, isto inclui associações civis e a igreja católica.
    Digo mais, é preciso sofrer de cegueira mental crónica para não reconhecer o trabalho que tem sido realizado, quase sempre de forma voluntária e gratuita por parte destas associações.

    Cabe agora aos defensores do sim colaborarem.

    Agora mais que nunca é preciso “arregaçar as mangas”:

    -por parte do legislador que deve punir e perseguir severamente o aborto ilegal, para caminharmos para a sua irradicação…
    -por parte do estado, para criar apoio real ás grávidas que desejem (ou não) prosseguir com a sua gravidez…
    -por parte do sistema nacional de saúde, que enfrenta o maior desafio de sempre, e deve aproveitá-lo para melhorar o serviço que presta aos cidadãos, em todos os dominios da saúde.
    -por parte da sociedade civil, que deve unir esforços no auxilio dos mais desfavorecidos.

    Sim somos todos contra o aborto, mas não era isso que estava em causa pois não? A questão era quem atirava a primeira pedra…

    Portanto, estou feliz com o resultado deste referendo, apenas espero que estejamos á altura deste desafio.

  28. Hugo Barreiros..sinceramente só tenho pena que alguns que esta despenalização ainda não se tivesse concretizado..porque talvez se poupasse mentes retrogadas e arcaicas como a tua.

    Movimento pelo SIM.

  29. Infelizmente, e acho que isto não tem nada a ver com as convicções e com o “lado” que defendiam, (e falando a um nível global e não apenas sobre o blog) algumas pessoas servem-se de assuntos sensíveis para causar distúrbios, vá-se lá saber com que propósitos.

    Como foi dito pelo bOLT e por mim, os abortos “de escada” existem. E quero acrescentar uma coisa ao comentário do bOLT sobre as clínicas de aborto no Porto; até à uns 2 anos atrás pagavam-se 300 contos por um aborto no norte do país, em sítios sem as condições mínimas de higiene. E como disse o Rapdog, é o reconhecimento de um problema.

    Infelizmente ouve alguma falta de respeito pela opinião dos outros. Não têm que a aceitar, mas ao menos respeitem… Não quero estar aqui com falsos moralismos, porque esses já foram muito usados aqui, e nem sou pessoa de fazer isso, mas um bocadinho, por muito pequeno que seja, de respeito pela opinião dos outros não fazia mal a alguns intervenientes… Felizmente não foram todos assim, e quero agradecer a todos, sem excepção, a participação. Foi bastante positivo ver os utilizadores comentarem este assunto, e faço votos para que o façam mais vezes, sobre os vários assuntos aqui apresentados.

    Mas quero deixar bem claro que eu tenho parte da culpa (já viram?! eu sei admitir o que faço…), porque “piquei” (atenção às aspas, para depois não virem mandar mais bitaites) os intervenientes, para gerar mais comentários e promover a partilha de opinião. Não foi com o intuito de mudar a opinião de ninguém, porque acredito que todos já tinham opinião formada à muito tempo.

    Cumprimentos;
    Bruno

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.