Ao contrário do que se pensava, o GPhone não é um telemóvel, mas sim um sistema operativo livre para smartphones chamado chamado Android.

Este projecto é um esforço conjunto do Google com 34 empresas e operadoras, que juntas formam a Open Handset Alliance. Das várias empresas, destacam-se a Motorola, Samsung,Telefónica, Nvidia e Intel.

O Android é um sistema operativo livre, baseado no Linux e sob a licença open source Apache. As empresas que o desejarem implementar nos seus dispositivos, poderão fazê-lo livremente, alterando o código para corresponder às suas necessidades e implementando novas funcionalidades.

Apesar do Google disponibilizar o Android gratuitamente, não está a perder dinheiro. A publicidade feita nestes dispositivos será a fonte de rentabilização do investimento.

Durante esta ou a próxima semana, será disponibilizado um SDK a todos os programadores interessados em criar aplicações para o sistema. O código fonte do Android só estará disponível em meados de 2008, altura prevista para o lançamento oficial do Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.