Mac OS X e Vista comprometidos em concurso de segurança. Ubuntu sobrevive.

TuxNa passada semana decorreu o concurso PWN2OWN, inserido na conferência de segurança CanSecWest. O objectivo era conseguir acesso remoto aos três sistemas operativos escolhidos para o concurso – Ubuntu 7.10, Mac OS X 10.5 e Vista – através de uma falha de segurança desconhecida.

No primeiro dia, foram apenas permitidos ataques através da rede. Nenhum dos participantes conseguiu comprometer qualquer dos sistemas.
No segundo dia, os utilizadores poderam utilizar um browser e um cliente de email. Dois minutos após o inicio do segundo dia de concurso, o Mac OS X caiu devido a uma falha de segurança do Safari.
Ao terceiro dia, a organização do evento instalou alguns plugins (Flash, Silverlight e afins) e aplicações nas máquinas. Resultado: Vista OWND devido a uma falha do Flash Player.

O único sistema que "sobreviveu" aos três dias de tentativas de exploração de falhas de segurança ainda não conhecidas foi o Ubuntu, a famosa distribuição de GNU/Linux.

Os participantes que conseguiram invadir os sistemas em concurso ganharam o portátil em que o sistema que comprometeram estava instalado e ainda um prémio de 10 mil dólares para o participante que subjugou o Mac OS X e 5 mil dólares para o que "cegou" o Vista. O participante que tentou comprometer o Ubuntu ficou de mãos a abanar.

via Desktoplinux.com

Author: Bruno Miguel

Blogger, apreciador de cerveja e defensor do software livre, corre um sistema GNU/Linux de acordo com Stallman e sem quaisquer bugs - apenas com funcionalidades não desejadas.

3 thoughts on “Mac OS X e Vista comprometidos em concurso de segurança. Ubuntu sobrevive.”

  1. em relação ao vista isto não prova nada, visto que a falha encontrada que comprometeu o vista foi num software de terceiros neste caso o flash player da adobe 😉

  2. o OS X nem se fala… 2min bastaram

    agora o Vista foi derrotado porque tinha alguém mais inteligente a tentar hackea-lo do que o Ubunto porque (como diz no site que indicaste na fonte do artigo) [b]the Flash vulnerability is cross-platform[/b]… qualquer SO perderia com esta falha

    cump parabéns ao Pinguim anyway

  3. O que surpreende é o facto do Ubuntu que nem trás grande coisa de segurança se ter aguentado, se fosse um Fedora ou um OpenSUSE não havia duvidas que ganhava. Como eu já disse MacOS infalivel não é? hahahaha….

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.