Ubuntu FEUP ( Faculdade de Engenharia Universidade do Porto )

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto tem agora a sua própria distribuição Linux. Trata-se do resultado final de um projecto com o nome de "Linux para PCs: Que distribuição usar na FEUP?".

O projecto chamas-se Ubuntu FEUP e nasce da necessidade da existência de um sistema operativo que consiga preencher a maior parte dos requisitos dos estudantes e docentes da Universidade do Porto. O Sistema é baseado no já famoso Ubuntu, criado pela Canonical.

O FEUP está a seguir uma tendência já notória a nível internacional, mas com pouca visibilidade em Portugal: o recurso a software livre nas escolas. Este projecto, espero, pode ser um passo dado para a preferência de software livre no ensino, em detrimento do software proprietário.

O sistema operativo será instalado em cerca de 1000 computadores da Universidade e estarão ainda disponivéis em versão Live, sendo possível correr o sistema sem a necessidade de o instalar na máquina.

Para apimentar as coisas, este está acompanhado por um pack de aplicações e atalhos para serviços disponibilizados aos estudantes como o acesso e-U, entre outros.

Caso esteja interessado em acompanhar este projecto, promovido pela CICA ( Centro de Informática Prof. Correia Araújo ) da FEUP, poderá verificar o seu site e ainda fazer o download gratuito da distribuição ou do código fonte da mesma.

Homepage: Linux na FEUP

3 COMENTÁRIOS

  1. E eu já o exprimentei 😀
    Pois é a FEUP deu um DVD com o UBUNTU ediçao FEUP live aos alunos que se inscreveram, e axo k tb vem com a opçao para instalar o sistema no PC, ainda nao vi bem o conteudo dele 😀

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.