O primeiro service pack do Windows Vista já está aí: é a última versão de testes disponibilizada pela Microsoft. Como seria de esperar, as análises a ele já começaram a ser feitas e os resultados já foram publicados.
Uma análise feita pela Cnet, num desktop e num portátil, revela que houve uma ligeira melhoria na transferência de ficheiros entre discos internos, mas nada de muito relevante. No entanto, o tempo de escrita de dados em dispositivos USB parece ter tido um aumento algo significativo. A transferência de ficheiros através de uma rede não foi testada.
Outra análise, esta feita pela ZDnet, também mostrou uma melhoria na transferência de ficheiros, a todos os níveis testados (entre discos internos, dispositivos USB e rede); mas mostrou um insignificante aumento no tempo de compressão de ficheiros individuais. Neste teste, foi utilizado apenas um computador.
Estes dois testes, apesar de algumas pequenos pontos não coincidentes, parecem mostrar que realmente houve uma melhoria na escrita e leitura de ficheiros com o SP1. Terá a Microsoft mérito nisto, ou, como a Cnet diz, serão os melhores drivers feitos pelos fabricantes de hardware os culpados?
Há algo que se deve ter em conta nestes testes: as diferentes características das máquinas utilizadas. O hardware afecta o desempenho de uma aplicação ou sistema operativo, e a qualidade dos drivers também. Por isso é natural esta diferença nos resultados dos testes.
Se quiserem realmente saber se o SP1 vos melhorou a transferência de ficheiros no Windows Vista, actualizem os drivers, vejam o tempo que demoram a copiar ficheiros, instalem o SP1 e voltem a fazer o teste. Chato, mas é a melhor forma de verificarem se, no vosso caso, esta actualização trouxe melhorias neste aspecto.