David Siegel anunciou o lançamento da mais recente versão do Gnome Do, Gnome Do 0.4. Esta versão introduz algumas funcionalidades interessantes, que passarei a enumerar.
A maior novidade do Gnome Do é esta aplicação poder ser utilizada em ecrãs pequenos, como o monitor do Asus Eee PC, sem ocupar boa parte da imagem.
Outra novidade é a introdução de um novo interface, semelhante ao do KDE 4. Para ver o Gnome Do com esse interface, basta executar a aplicação com o parâmetro –glassframe.
Para facilitar o acesso à pasta de plugins, foi adicionado um menu ao Gnome Do que permite abrir esta pasta automaticamente, o que facilita a vida ao utilizador na hora de gerir os plugins.
Mais novidades são a adicção de novos plugins, como o plugin para o Twitter ou o plugin para o Google Reader, e o funcionamento das teclas de atalho mesmo sem a presença do Tomboy no sistema.
Os utilizadores que desejarem instalar a nova versão do Gnome Do, podem descarregar e compilar a aplicação.
A imagem, disponibilizada sob a licença Creative Commons 2.0 by-sa, é da autoria do próprio autor da aplicação.
Ah! Afinal não é o KDE que esta sempre a seguir as ideias do Gnome, parece que o Gnome agora ta a seguir o caminho do KDE4
Muito fixe, o que eu espero no futuro é uma melhor interligação entre o KDE e Gnome, segundo me parece o Plasma do KDE pode usar widgets de diferentes tipos ( Opera, Yahoo, Vista etc… ) Acho que existe alguma especificação para os widgets no w3c, espero que no futuro widgets diferentes possão ser usados em enguines diferentes, todos ficão a ganhar