Hoje decidi deixar um pouco o Google Reader de lado e experimentar um leitor de feeds multi-plataforma muito interessante chamado RSSOwl.
Para quem não conhece, o RSSOwl é um leitor de feeds escrito em Java, o que significa que pode ser utilizado em qualquer sistema operativo moderno – desde GNU/Linux a Mac OS X, passando pelo Windows Vista – e com suporte para os sistemas de subscrição RSS, RDF e Atom.
Esta aplicação tem imensas funcionalidades. A mais sonante – e, para mim, mais irritante – é o suporte de tabs: cada feed que abrimos tem direito a um separador individual. Isto até pode ser engraçado, mas quando se tem muitas feeds subscritas, pode ser bastante complicado. Felizmente dá para desactivar. Outras funcionalidades incluem a definição do intervalo de tempo para a actualização das subscrições, teclas de atalho configuráveis, mudança da língua do programa, pesquisa de novas feeds e visualização destas em texto simples ou como se estivéssemos no site, graças ao browser interno do programa.
Se gostam de um leitor de feeds prático, simples, livre e que pode ser configurado ao vosso gosto, o RSSOwl é a escolha indicada. E se tiverem muitas subscrições, melhor ainda, porque ele consegue lidar com elas sem qualquer problema.