Winzip, Microsoft Office, Nero Burning Rom, Norton Antivirus. Nomes que nos são bastante familiares, ora porque são bastante publicitados e aparecem nas montras de qualquer loja, ou até por aconselhamento de um amigo ou entidade.

São talvez as primeiras soluções a que recorremos, muitas vezes de forma ilegal por alguns, sem sabermos que poderá haver uma alternativa similar, eficiente e sem qualquer custo.

Essa alternativa passa pela adopção de Software Livre e Software de código aberto, também denominado de Open Source. Segundo a Free Software Foundation, Software Livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído com algumas restrições. Enquanto que o Open Source é aquele cujo código fonte é de domínio público, podendo assim qualquer pessoa usá-lo, melhorá-lo, adaptá-lo ou corrigir qualquer erro. Portanto para quê gastar rios de dinheiro em software, ou para aqueles que o não podem gastar, para quê piratear? Se temos não uma, mas até várias alternativas livres e viáveis à distância de um click. Experimenta e decide por ti! Como exemplo, esta semana, deixo cinco programas de gravação de CD/DVD, alternativos aos “Neros??? e “Roxios??? que andam por aí:

CDBurnerXP Pro ImgBurn Infra Recorder cdrtfe Final Burner

Convido-vos a verem as características de cada um e a compararem com qualquer outra solução comercial, fazem basicamente o mesmo. Dos cinco o cdrtfe é o mais "velho" e diz-se ser o mais estável, mas também é o menos bonito e talvez a interface não seja tão amigável quanto os outros. O Infra Recorder ainda não possui suporte para apagar dvd-rw, apenas cd-rw, mas está previsto para a próxima release. De momento uso o ImgBurn e estou bastante satisfeito.

Até uma próxima!

2 COMENTÁRIOS

  1. Percebi (não sei se estou enganado) que a maioria desses programas não tem uma versão em português. A mim não afeta tanto… mas para algumas pessoas isso é importantíssimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.