Não, 235 não é o nome de um filme sobre o número de guerreiros que enfrentou um império, mas tem um "império" metido ao barulho.
Duzentas e trinta e cinco é o número de patentes que a Microsoft diz que o software livre viola. As 235 alegadas violações de patentes dividem-se em:
- 42 patentes infringidas pelo kernel do Linux;
- 65 patentes infringidas pelos interfaces gráficos para GNU/Linux;
- 45 patentes infringidas pelo OpenOffice;
- 15 patentes infringidas por programas de E-mail;
- 68 patentes infringidas por outros programas.
Eben Moglen, um dos advogados da Free Software Fundation, já veio dizer que as alegadas violações se referem a algoritmos matemáticos e que estes não são patenteáveis.
Como já se esperava uma jogada destas por parte da Microsoft, a FOSS, juntamente com a IBM, Sony, Phillips, Novell, Redhat e NEC, criou a Open Invention Network (OIN) em 2005, com o intuito de reunir um portfolio de patentes que outras empresas (nomeadamente a Microsoft) possam estar a infringir. Por isso, não será de estranhar que a OIN processe a Microsoft, caso esta processe a FOSS.
E não nos podemos esquecer da terceira versão da GLP que, a ser aprovada, vai inviabilizar o acordo Novell-Microsoft e outros do género, e poderá mesmo levar a Microsoft à barra do tribunal.
Esta é uma guerra fria, com uma comunidade de um lado da barricada, apoiada por vários gigantes da tecnologia, e uma empresa monopolista do outro; no meio estão os utilizadores.
Eu quero e gosto de pensar que a FOSS vai sair vitoriosa desta contenda, caso isto avance para tribunal, porque partilho da visão do Richard Stallman, mas também da filosofia Open Source.
Mas, acima de tudo, espero que os utilizadores não sejam prejudicados por isto.
Fontes: Blog do Rui Moura, CNN e Cenourinha, que me chamou a atenção para este assunto.
É preciso ter latão! Acusar o software livre de violar patentes qd eles próprios fazem o mesmo. É um pouco do género: olha para o que eu digo, não olhes pro que eu faço!
É que inda por cima eles lucram com a venda do software, enquanto as comunidades e empresas open source so lucram com patrocinos e assistencias!
Mais um golpe baixo para a Microsoft. Até estou para ver o desenrolar deste filme!
[]
Esta treta da M§ destina-se a incutir medo nos fatos das empresas que possam estar tentados a instalar o SL em vez de uma solução proprietária… Tens a certeza que queres arriscar parece querer dizer o Ballmer..Pessoalmente acho que eles estão em desespero de causa.
Btw, o webtuga está em segundo no meu ranking feedburn-pt, vejam lá se conseguem passar o primeiro que é uma vergonha que lá esteja (nao que eu tenha nada contra o tipo de sites em causa, apenas que seja esse o maior uso que os tugas dão ao rss…:( )
Ainda não encontrei em site algum da MS a lista das patentes que eles dizem ser violadas pelo software livre, mas se alguém souber onde está essa lista, digam-me que eu gostava de ver as barbaridades que lá vem.
A empresa que mais gostaria de ver na OIN era a SUN.
Entretanto outras organizações do Mundo Livre também andaram a coleccionar patentes antecipando, deste modo, a defesa na Guerra Santa que já se previa.
E o número da Be$ta é 235!
Como é que a M$ pode acusar qualquer empresa de violar patentes se ela é a principal violadora e ladra de toda a tecnologia? Para além disso há coisas que são tão básicas que não podem ser patenteadas. Só porque um empresa cria uma coisa ou tem uma ideia, não quer dizer que outras não possam usar essa ideia para fazer coisas diferentes.
Espero mesmo que a FOSS, Sony, Philips, IBM, NEC e etc calem a M$ de vez!