A Microsoft lançou o seu mais recente serviço online, o Office Live Workspace. O Office Live Workspace é apenas um serviço de alojamento e partilha de documentos entre utilizadores, um extra para os utilizadores de programas de produtividade para o desktop. Não terá (ou não se espera que tenha) um processador de texto, um editor de folhas de cálculo ou um criador de apresentações. O serviço está disponível, não apenas para utilizadores do Microsoft Office, mas para os utilizadores do OpenOffice e outros pacotes de produtividade.

Para já, o Office Live Workspace está em fase beta e a aceitar interessados em testar o serviço. Os utilizadores da versão beta, e futuramente da versão final, poderão guardar e partilhar mais mil documentos gratuitamente. Ao contrário do que se começa a dizer, não me parece que vá ser um “Google Docs killer”.

A Adobe poderá vir a entrar no mesmo mercado do Google Docs, Thinkfree ou Zoho, ao adquirir a empresa Virtual Ubiquity, criadora do processador de texto online Buzzword. O Buzzword é um editor de texto com um design todo catita, criado com a framework Adobe Flex, mas que não era muito conhecido até agora. Outro sinal da possível entrada da Adobe no mercado online das ferramentas de produtividade é o lançamento da versão beta do Share, um serviço online de partilha de ficheiros – o mesmo tipo de serviço do Office Live Workspace.

Talvez o lançamento destes serviços seja a resposta destas empresas à entrada do Google Docs no mercado empresarial. A Microsoft quer oferecer uma forma de partilha de documentos aos seus utilizadores e a Adobe parece querer oferecer um pacote semelhante ao do Google. Se estas empresas terão sucesso, só o futuro o dirá.

{Fontes: Read/Write Web && Webware && Download Squad && ZDNet}

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.